Sacolas de lixo ou sacolas de supermercado?

Sacos de lixo ou sacolas de supermercado

Nesse ano a Associação Paulista dos Supermercados (APAS) e o Governo do Estado de São Paulo se juntaram para determinar um fim na distribuição gratuita das sacolas plásticas nos mercados, bem como a obrigatoriedade de elas terem cores diferentes para lixo reciclável (verde) e não reciclável (cinza), implicando em multa para quem não seguir a norma. Foram muitos os debates que surgiram acerca dessa decisão e dos prejuízos que ela poderia acarretar no bolso do consumidor. Uma das reclamações mais comuns foi a de que os clientes teriam um gastro extra ao optar pela compra dos sacos pretos, próprios para o descarte de lixo.

Entretanto, se por um lado o gasto aumentará, o consumidor estará de fato contribuindo diretamente para a diminuição da agressão ao meio ambiente, entenda:

A sacola plástica comum possui uma média de 100 a 400 anos para se decompor. Seu uso é geralmente relacionado ao transporte de alimentos, e por norma devem ser feitas com matéria-prima completamente virgem, o que aumenta o dano causado à natureza, logo, elas são por si só inadequadas. A utilização de recursos naturais é maior, juntamente com o tempo em que elas permanecem no ecossistema, danificando-o e poluindo-o.

Já os sacos de lixo já são produzidos com essa finalidade, e sua produção pode ser feita através da mistura de material reciclado, outros tipos de plástico e sacolas! Isso pode não diminuir o tempo de decomposição, mas incentiva ativamente o uso de menos recursos naturais, possibilitando mais reciclagem. Eles são bem maiores e resistentes que as sacolinhas de supermercado, e por isso comportam uma capacidade muito grande de lixo em uma só unidade, ao invés de serem gastas diversas sacolinhas para a mesma quantidade.

Independente de qualquer decreto que vigore, a utilização de sacolas próprias para o descarte de lixo é sempre recebida como uma contribuição individual e voluntária de cada cidadão ao meio ambiente.

Postado em: Dicas, Notícias, Reciclagem

Deixe um comentário (0) ↓

Comente

(11) 4117-1767

Higipack